Belém, onde Jesus nasceu

A 8 km de Jerusalém, Belém, é referida nos evangelhos como o lugar em que Jesus Cristo nasceu de Maria numa gruta, porque não havia lugar para eles na estalagem. O local histórico é marcado pela Basílica da Natividade, um edifício fortificado, erguido em pedras douradas, como convém a uma terra onde a paz parece impossível.

Nas fotos, o clima do local santificado para os cristãos latinos e ortodoxos, tristemente disputado por facções religiosas em cismáticas revoltas, na conflagrada cidade de Belém, também terra natal do pastor que viria a ser o rei Davi, profeta e poeta da alma de Israel. Ao mesmo tempo, Belém é reivindicada pelos palestinos – de expressiva população cristã – como sua capital.

A Basílica da Natividade foi mandada erguer pelo imperador Constantino, na ocasião da sua conversão ao cristianismo. Ornada com mosaicos preciosos que até hoje podem ser vistos, protegidos do desgaste de milhares de peregrinos pelo espesso assoalho em alçapões de cedro do Líbano.

Entra-se na igreja da Natividade pela chamada Porta da Humildade, de pequena altura, para obrigar mesmo os que não creem no Cristo a reverenciarem a santidade do local. A reverência é compulsória.

Ali a gruta da Natividade, onde uma estrela de prata supõe o local da manjedoura em que a Virgem Maria teria reclinado seu Menino envolto em panos para ser adorado pelos pastores e os anjos – mais tarde, pelos Três Reis Magos. Além desta gruta, há outras. Numa delas, de paredes de madrepérola dizem que espirrou o leite da Virgem, por isso é venerada como Gruta do Leite. Na outra, Jerônimo, o santo doutor bispo eremita, passou seus dias a traduzir a Bíblia do hebraico, aramaico, e grego para o latim, produzindo a Vulgata – livro basilar da civilização cristã.

O blog agora tem nova maneira de manifestar opinião. Se gostou clique ao lado desse coração vermelho em cada post. Se quiser curtir e comentar melhor ainda. Obrigada.

facebook comments:

Deixe seu comentário

(não será publicado)

*


Vivaweb Internet Todos os Direitos Reservados Margarita Sem Censura