Viagem pelo Brasil profundo

Novo livro do fotógrafo Araquém Alcântara permite viagem ao Brasil profundo das praias desertas e sertões à Floresta Amazônica e ao que restou do Pantanal… As imagens postadas pelo mestre da fotografia da Natureza no seu perfil na internet.

Araquém nasceu em Florianópolis, em 1951, estudou jornalismo na Universidade de Santos (SP). Foi colaborador de O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde. A partir da década 1989/1990 tornou-se fotógrafo independente, especializado em ecologia.

Tivemos a alegria de recebê-lo quando Curitiba realizava notáveis Bienais de Fotografia na gestão do então prefeito Rafael Greca e, mais tarde, quando presidi a Fundação Cultural de Curitiba.

Entre 1997 e 2000, criamos – com apoio do notável fotógrafo Orlando Azevedo – o Museu Brasileiro da Fotografia no Solar do Barão do Serro Azul, o primeiro museu dedicado à Fotografia na América do Sul.

Araquém é celebrado por seus 44 livros. Terra Brasil (Editora DBA e, em seguida, Edições Melhoramentos, 1998) é o livro de fotografia brasileiro mais vendido de todos os tempos, tendo ultrapassado a marca dos 100 mil exemplares.

Merecem menção ainda os livros: Árvores mineiras (1987); Juréia, a luta pela vida (1988); Mar de Dentro e Brasil: Herança ambiental (1990); Estações Ecológicas do Brasil (1992); Santa Catarina (1993)

Também de Araquém Alcântara, o álbum Projeto Dique e Ecologia no Brasil: Mitos e realidade (1995); Brasil Iluminado (2000); Paisagem brasileira (2003); Pantanal (2003); Brasileiros (2004).

Novo título chega em breve às livrarias. As imagens que ilustram este post são da produção recente. O preto sobre o branco realçam a umidade e a luminosidade das paisagens brasileiras.

Leia Mais e saiba mais sobre este fotógrafo dedicado à causa da Ecologia em Home.

facebook comments:

Deixe seu comentário

(não será publicado)

*


Vivaweb Internet Todos os Direitos Reservados Margarita Sem Censura